Visita Oficial do Chefe de Estado da República de Angola a Portugal

23.11.2018

​​A Direção da DRAPLVT acompanhou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e o Primeiro-Ministro, António Costa​, no dia 22 de novembro​, na visita Oficial do Chefe de Estado da República de Angola a Portugal ao Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, na Quinta do Marquês, em Oeiras​.

A visita teve como objetivo aprofundar a relação de cooperação entre ambos os países no domínio do agroalimentar, sendo a Agricultura um setor prioritário para Luanda.

Os termos da cooperação entre Portugal e Angola na área agroalimentar e florestal estão definidos no protocolo assinado pelos Ministros de Agricultura de Angola e de Portugal na sede do INIAV, em fevereiro do ano passado. Este protocolo abrange duas grandes áreas de cooperação, institucional e empresarial, e foi complementado com a assinatura de um segundo protocolo, em setembro, durante a visita do Ministro da Agricultura a Angola, que aprova o Plano de Ação de 2019 a 2021.

O Plano de Ação, com aplicação em todo o território angolano, está focado nas duas grandes áreas de cooperação: a empresarial, no sentido de criar as condições necessárias ao intercâmbio de empresas e ao investimento recíproco; e a institucional, orientada para a capacitação de instituições de investigação e Laboratórios de Referência, para a investigação e inovação, para a transferência de conhecimento e tecnologia e ainda para a formação de técnicos.

IMG_4536.jpgIMG_4538.jpg

IMG_4544.jpgIMG_4545.jpg

Fonte: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV