A Direção da DRAPVT, representada pelo Diretor Regional Adjunto, Rui Hipólito acompanhou Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes no Seminário "Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) 2023-2027", que decorreu no dia 19 de janeiro, na Junta de Freguesia da Ventosa, Alenquer.
O Seminário "Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), Novos Desafios" promovido pela Câmara Municipal de Alenquer e pela COOPQUER - Cooperativa Agrícola de Alenquer, teve como objetivo apresentar o plano estratégico da PAC 2023-2027 e a atualização das normas para a Produção Integrada.
O PEPAC, vai permitir a Portugal proceder a uma gestão ativa do território, garantindo maior equidade na distribuição dos apoios e valorizar a pequena e média agricultura, acautelando as especificidades regionais. Este é ainda um instrumento essencial para a promoção do investimento e do rejuvenescimento do setor, contribuindo para a transição climática e digital.
Na sua intervenção a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes referiu que "A boa implementação do PEPAC, que ambiciona a gestão ativa e sustentável do território, depende do envolvimento do setor, deste diálogo com todos intervenientes e do pleno esclarecimento sobre o que são as metas e objetivos deste novo ciclo de programação."
"O plano estratégico para Portugal foi desenhado tendo em vista a valorização das especificidades de cada região, bem como o reforço da ligação à inovação e ao conhecimento. Uma vez que pretendemos uma transição - climática e digital - justa e inclusiva, viremos ao terreno sempre que necessário, procurando, a cada dia, mais transparência, mais proximidade e mais participação na construção da política pública."
-2023-2027-/Pepac_fig1.jpeg)
-2023-2027-/Pepac_fig2.jpeg)
-2023-2027-/Pepac_fig3.jpeg)
-2023-2027-/Pepac_fig4.jpeg)