:O Anfiteatro 2 da Escola Superior Agrária de Santarém, foi palco da sessão de encerramento do projeto H2Oliva, no dia 29 novembro, que contou com a apresentação dos resultados da campanha e com uma mesa-redonda intitulada "Desafios futuros na rega do olival", na qual estiveram presentes representantes dos parceiros Terrapro, Azeite Quinta do Juncal, Associação dos Agricultores do Ribatejo e, em representação da DRAPLVT, a Técnica Superior da Divisão de Agricultura, Alimentação e Território, Susana Galo.
O projeto H2Oliva, liderado pela Escola Superior Agrária de Santarém, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi desenvolvido em co-promoção com a Associação de Agricultores do Ribatejo, o Agrupamento de Produtores Azeitonices, Terrapro e Casa Relvas, para a promoção e demonstração de práticas de gestão de água da rega, com o apoio das tecnologias de monitorização.
Este projeto teve como objetivo a transferência de conhecimento e capacitação dos agricultores para a realização de práticas de rega mais eficientes, com o apoio das tecnologias de monitorização, tendo proporcionado um espaço de partilha entre produtores, as associações do setor, a academia e as empresas prestadoras de serviços especializados.
A partir do dia 1 de dezembro, estará disponível um curso online que reúne os conhecimentos ministrados no decurso do Projeto de capacitação dos agricultores, H2Oliva. Os interessados nesse curso poderão encontrá-lo no site
https://h2oliva.ipsantarem.pt


Fonte: H2Oliva