Plataforma GAONA- certificação da Segurança Alimentar – Exportação

26.01.2022

No sentido de melhorar os procedimentos relacionados com os pedidos de certificação da Segurança Alimentar - Exportação, a DRAPLVT desenvolveu uma nova ferramenta eletrónica, GAONA – Géneros Alimentícios de Origem Não Animal, que permitirá agilizar a submissão de pedidos e os procedimentos internos na análise e emissão de certificados que entrará em funcionamento no próximo dia 1 de fevereiro de 2022.

Assim, todos os pedidos terão que ser submetidos eletronicamente através do link http://gaona.draplvt.gov.pt/

O procedimento consubstancia-se na obrigatoriedade do requerente:

  • ​Aceder ao link http://gaona.draplvt.gov.pt/ para submeter os pedidos de certificação, com a documentação exigível, agregada e  acompanhar o desenrolar de todo o processo.
  • As credencias de acesso, poderão ser as utilizadas na plataforma CPIE.
  • O novo operador deverá pedir as suas credenciais de acesso e aguardar email de confirmação por parte da DRAPLVT. Após esta confirmação, poderá aceder diretamente à aplicação, utilizando o link mencionado.
  • Esta nova Plataforma, vai permitir acompanhar os respetivos processos e obter diretamente a documentação solicitada, deixando de ser necessário o seu envio por email.​


Para qualquer esclarecimento sobre este assunto solicitamos que nos façam chegar as Vossas dúvidas ou questões através do contacto 910162128 ou email "qualidadealimentar.exportacao@draplvt.gov.pt ".