Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão 2021

13.10.2021

​​​A IX edição da Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, está a decorrer entre os dias 8 e 22 de outubro, em Sesimbra, com o objetivo de promover os produtos locais e a Maçã Camoesa, variedade tradicional da região.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural, Rede Rural Nacional, Associação Agostinho Roseta e projeto Família+.

A Moagem de Sampaio acolheu, nos dias 9 e 10 de outubro, mais uma edição da Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, onde decorreram diversas iniciativas como as vendas da maçã e de outros produtos tradicionais, como a Farinha Torrada, pão, doçaria, mel ou artesanato, mas também animação musical, vários showcooking e um espaço reservado aos mais novos. A inauguração do evento contou com a presença de representantes de diversas entidades locais, como a ADREPES e João Faria, Delegado Regional da Península de Setúbal da DRAPLVT.

A IX Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão promove um conjunto de ações distribuídas por vários locais do concelho, que irão assinalar a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação e do Pão e a 21 de outubro, o Dia Internacional da Maçã.

No dia 21 de outubro, a DRAPLVT em parceria com a Rede Rural Nacional e as restantes entidades organizadoras vai promover uma sessão de esclarecimento, no Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra (CAIES), em Santana.

A sessão de abertura, vai contar com a presença do ​Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus e do Diretor Regional DRAPLVT, José Nuno de Lacerda Fonseca​.

Na sessão serão apresentados os temas "Agrupamentos de Produtores Multiprodutos" por Lurdes Eliseu da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), as "Medidas de Combate ao Fogo Bacteriano em Macieiras e Pereiras, por Paulo Monteiro, Delegado Regional do Oeste da DRAPLVT e "DLBC Rural – Financiamentos Disponíveis" por Natália Henriques, da ADREPES.

Inscrições limitadas a 30 participantes, através dos seguintes contactos:

21 010 84 43 / pescas.ruralidade@cm-sesimbra.pt

Local: CAIES, Santana​



maca_camoesa.jpg