Dia europeu de agricultura e produção biológica

26.09.2022

Por iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia, no dia 23 de setembro, comemorou-se pela primeira vez o Dia Europeu da Agricultura e Produção Biológicas.

O Comissário Europeu responsável pela Agricultura, Janusz Wojciechowski, referiu que este dia constitui "uma excelente oportunidade para aumentar a sensibilização para a produção biológica e promover o seu papel fundamental na transição para sistemas alimentares sustentáveis".​

Em Portugal, a organização deste evento, esteve a cargo da Agrobio em colaboração com a DGADR – Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A DRAPLVT, representada pelo Delegado Regional da Península de Setúbal, João Faria e pela técnica Paula Mesquita, participaram no evento que decorreu em Ourém.

A iniciativa contou com a participação de diversos produtores que debateram o tema da agricultura e produção biológica, tendo a 1ª parte da sessão decorrido no Teatro Municipal de Ourém e a segunda parte, durante a tarde, com a visita à Quinta do Montalto.

A sessão de encerramento, esteve a cargo da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes​, que não estando presente pessoalmente, deixou uma mensagem.

Dia agricultura biologica_1.jpegDia agricultura biologica_2.jpeg

Dia agricultura biologica_7.jpegDia agricultura biologica_8.jpeg

Fonte: AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica 

​​​